Há um ditado japonês que diz: "出る杭は打たれる" (deru kui wa utareru), "A estaca que
sai do lugar é martelada". Muitas vezes, "kui" é substituído por
"kugi", e o ditado vira "O prego que sai do lugar/se sobressai é
martelado". Esse ditado pode significar que a pessoa que é única e
diferente numa sociedade será forçada a ser como os demais; mas também pode
significar que a pessoa que se sobressai, que se destaca, ficará sob a mira
daqueles que tem inveja dela, que irão querer atacá-la e criticá-la.
Independente de qual significado seja a interpretação que cada pessoa tem desse
ditado, é inegável que Kenji Eno era um desses pregos que se sobressaíam.
Inícios
Nascido em 1970, Kenji Eno sempre teve interesse pela música e pelos jogos, e
desde jovem, experimentava com programação e gravação, tendo seu primeiro
computador quando ainda estava na escola. Em seu computador, em sua casa, ele
criou seu primeiro jogo, chamado Towadako Murder Case. Eno colocou esse
jogo em um concurso que havia sido feito na Escola Jousai Kawagoe, e, mesmo não
tendo ganhado, ele ficou entusiasmado em querer produzir as próprias ideias.
Interlink
Depois de sair da escola aos 17 anos e trabalhar na Canon e em uma
companhia de telefonia, ele conseguiu um emprego na Interlink, uma pequena
companhia, e trabalhou em jogos como SD Hero Soukessen: Taose! Aku no Gundan,
Ultraman Club 2: Kaettekita Ultraman Club e o port de Famicom de Altered
Beast. Mesmo assim, ele ainda não se sentia satisfeito com como a empresa
era e com como eram os jogos feitos, tanto os da própria Interlink como
os da época num geral.
Altered Beast (Famicom, 1990)
Kenji Eno trabalhou como o coordenador de áudio no port do jogo para o Famicom
em 1990.
SD Hero Soukessen: Taose! Aku no Gundan (Famicom, 1990)
Além de ser o compositor das músicas, Eno também foi o supervisor deste jogo de
aventura para o Famicom.
Ultraman Club 2: Kaettekita Ultraman Club (Famicom, 1990)
Kenji foi o planejador deste RPG baseado na série de tokusatsu Ultraman.
EIM, Ltd.
Em 1989, Kenji Eno saiu da Interlink e formou sua própria companhia,
chamada EIM, Ltd. (Entertainment Imagination and Magnificence), para
poder fazer seus próprios jogos com a liberdade que ele precisava. Agora, com
essa nova companhia, ele podia escolher em que projetos trabalhar e como
controlar a forma como sua empresa trabalhava, mas, devido ao contrato
assinado, Eno só poderia fazer sequências e spin-offs. Ele até trabalhou em
alguns jogos como Parallel World, Casino Kid 2, Time Zone
e Panic Restaurant, mas novamente estava insatisfeito com as limitações
impostas pelos contratantes da empresa. Chegando até a ficar "mentalmente
instável", segundo ele mesmo disse, ele desfez a EIM em 1992 e
começou a trabalhar como consultor para uma fábrica de automóveis.
Parallel World (Famicom, 1990)
Jogo de puzzle para o Famicom lançado em 1990 onde você deve passar por várias
salas construindo um caminho para sair delas e escapar do universo alternativo
para onde foi transportado e voltar para casa.
Time Zone (Famicom, 1991)
Platformer do Famicom lançado em 1991 onde você é um garoto que deve resgatar a
amiga de um velho que se apelida de Doutor do Tempo.
Casino Kid 2 (NES, 1992)
Sequência para o jogo Casino Kid para o NES lançada em 1992, onde o jogador
deve derrotar nove adversários ao redor do mundo em jogos como roleta, pôquer e
vinte-e-um.
Panic Restaurant (Famicom/NES, 1992)
Platformer do NES lançado em 1992 onde o você controla um chef chamado Cookie
que deve libertar o próprio restaurante de uma maldição colocada pelo chef
rival, Ohdove.
Miyasu Nonki no Quiz 18-kin (Arcade, 1992)
Jogo de perguntas para arcades lançado em 1992.
Kyouryuu Densetsu (Famicom, cancelado)
Este iria ser um RPG em um mundo de dinossauros que a HAL Laboratory estava
fazendo, mas foi cancelado.
Superman/Sunman (NES, cancelado)
Mesmo estando praticamente completo, este jogo de ação nunca foi lançado, nem
mesmo sequer anunciado. Haviam especulações de que este jogo era do Superman,
mas a DC Comics pediu para a Sunsoft, distribuidora do jogo, que
já havia lançado alguns jogos com personagens da DC, fazer mudanças para
que o personagem principal se parecesse menos com o herói. Kenji Eno confirmou
anos depois porém que o jogo de fato era pra ser um jogo do Superman. O jogo
foi descoberto pelo Lost Levels, um site especializado em jogos
ainda em fase de protótipo e não-lançados.
WARP, Inc.
Depois de participar da Macworld (evento da Apple para o Mac) e da Be-In
(evento de jogos local) em 1994, o interesse de Eno em video games foi
revitalizado, o que o levou a formar a WARP, Inc., com um time que
incluia na época Fumito Ueda, Takeshi Nozue e Ichiro Itano, os três depois de
um tempo ficando famosos trabalhando em outros projetos. Trabalhando
principalmente em jogos para o 3DO, foi na WARP que Eno ficou conhecido
especialmente pelos seus jogos e produções pouco convencionais, como a de Short
Warp, que vinha com camisinhas e Real Sound, que, além do fato de
ser uma "visual novel" para cegos, vinha com um saquinho de sementes
de plantas.
Ao mesmo tempo que começava a trabalhar no ramo das
transmissões de rádio, ele se fazia notável por ser um rebelde, como quando em
1996, durante uma conferência, ele pisoteou uma pelúcia de Muumuu, o mascote de
Jumping Flash!, sucesso da Sony na época, eliminando assim
qualquer chance de ter alguma parceria com a empresa, além de anunciar sua
mudança para a Sega numa conferência da Sony só para a imprensa.
Depois de 4 jogos desenvolvidos para a Sega, do 3DO falhar como console
e dos episódios de instabilidade mental de Eno ficarem frequentes, a WARP foi
desfeita em 2000, pouco depois do lançamento de D2.
Totsugeki Kikan (Karakuri) Megadasu!! (3DO, 1994)
Também conhecido como Rush 'n' Fire Megadas, é um jogo de combate
veicular com elementos de sumô, onde você deve eliminar o inimigo ou atirando
nele, fazendo com que sua barra de vida vá diminuindo, ou empurrando-o até a
borda do mapa, fazendo você ganhar instantaneamente.
Flopon: Space Mutant (3DO, 1994)
Jogo de puzzle similar a Puyo Puyo, mas com três peças de cada vez ao
invés de duas.
D (Sega Saturn/3DO/Playstation, 1995; MS-DOS, 1996; PC, 2016)
Este foi o jogo que deixou a WARP conhecida, especialmente no Japão,
onde vendeu um milhão de cópias. D é um jogo de terror com elementos de
point & click onde o jogador controla Laura Harris, uma professora que vai
a um hospital de Los Angeles onde seu pai, Richter Harris, um doutor,
aparentemente cometeu assassinato em massa. Lá, ela é transportada para um
castelo medieval, que ela deve explorar para encontrar o pai e uma saída dali.
O jogo não tem como ser pausado e nem mesmo possui um sistema de saves, fazendo
com que seja jogado todo de uma vez só, e com um limite de tempo de 2 horas.
Kenji Eno teve de... digamos, "trapacear", para que o jogo, que tinha
cenas explícitas como nenhum antes e que devia ser jogado em tempo real, fosse
lançado. O jogo foi feito sem história, com as cenas colocadas só depois como
flashbacks, e quando eles terminaram, Eno mostrou uma versão "limpa"
para que fosse aprovada pelos distribuidores. Eno, com o jogo aprovado, enviou
o projeto, porém propositalmente com atraso, para que, como pena, ele tivesse
de entregar o jogo pessoalmente. Durante sua viagem de avião para os EUA, ele
substituiu os discos com a versão "limpa" pela versão verdadeira e os
entregou para a fabricante, contornando assim qualquer censura que pudesse ter
sido imposta.
Mesmo vendendo bem no Japão, D não teve o mesmo impacto no Ocidente;
ainda assim, a Acclaim fez o port para Sega Saturn, Playstation e MS-DOS,
traduzindo e lançando o jogo nos EUA e na Europa. Foi esse jogo que fez com que
Eno ficasse irritado com a Sony:
Quando eu fiz o D no Playstation, foram feitas 100 mil pré-vendas, mas a Sony deu prioridade para outros títulos serem fabricados. A Sony me disse que fabricou só 40 mil unidades, mas na verdade haviam fabricado só 28 mil, o que é muito ruim. Então muitas das pessoas que pediram essas 100 mil cópias iam ficar sem, pois a Sony não poderia fabricar todas. Eu fiquei muito irritado com isso, porque um produto assim para uma empresa pequena é muito importante. Se o jogo não vende bem, então é muito ruim para a empresa.
O jogo foi recentemente relançado para PC pela
Night Dive Studios, e está disponível para compra no GOG.com.
Laura era uma "atriz digital" criada por Eno, assim como Aki Ross
iria ser se Final Fantasy: The Spirits Within fosse um sucesso, e
apareceu em mais dois jogos da WARP: Enemy Zero e D2.
Flopon: Space Mutant P! (PS1, 1995)
Sequência do Flopon: Space Mutant para o PS1.
Oyaji Hunter Mahjong (3DO, 1995)
Jogo onde você controla o Oyaji Hunter, um super-herói que salva garotas de
velhos pervertidos derrotando-os em partidas de mahjong. Os FMV de animação
desse jogo foram feitas por Ichiro Itano, mais conhecido por animar o anime Macross.
Flopon World (3DO/PS1, 1995)
Este é um compilado de vários jogos, incluindo um shmup parecido com Gyruss
com os personagens dos dois Flopon e um jogo onde você elimina peças iguais que
estejam juntas. Um dos jogos disponíveis, Flopon: Space Mutant 2, foi
lançado nos EUA como Trip'd.
Short Warp (3DO, 1996)
Coleção de nove minigames mais conhecido por cada uma das 10 mil cópias feitas
vir com uma camisinha, além de cada cópia ser assinada pelo próprio Kenji Eno.
Enemy Zero (Sega Saturn, 1996; PC, 1998)
Enemy Zero é um FPS/adventure onde você controla Laura Lewis, uma mulher
que é acordada de seu sono criogênico numa estação espacial por alienígenas
invisíveis, os quais o jogador só pode detectar através do som que eles fazem.
Iniciado no PS1, este foi o primeiro jogo que a WARP fez para o Sega
Saturn. Irritado com a mancada que a Sony deu com as cópias de PS1 do D,
Kenji Eno resolveu mudar de bandeira e ir para a Sega, mas ele fez isso
de um jeito único. Durante uma conferência da Sony que era na época só
para a imprensa, ele mostrou um trailer de Enemy Zero normal, sem nada
de especial, mas no fim, ao mostrar o logo do Playstation, ele lentamente se
transformou no logo do Sega Saturn. Fumito Ueda, diretor de Ico, Shadow of the
Colossus e The Last Guardian, trabalhou como animador nesse jogo antes de
entrar pra Sony. O jogo teve 20 edições especiais feitas que, pagando
US$2,000 por uma, Kenji Eno iria pessoalmente entregá-la na casa do comprador.
Real Sound: Kaze no Regret (Sega Saturn, 1997; Dreamcast, 1999)
Depois de receber várias cartas de fãs cegos e de visitá-los para ver como eles
conseguiam jogar jogos de ação, Kenji Eno ficou inspirado e pensou "e se
eu fizesse um jogo que ambas as pessoas com e sem cegueira pudessem
jogar?", e então ele fez Real Sound, uma visual novel para cegos.
Eno fez um acordo com a Sega para que, em troca de que ele fizesse o
jogo exclusivo para consoles dela, a Sega doaria mil Sega Saturns para
pessoas cegas; Eno, por sua vez, doou mil cópias de Real Sound, cada uma
incluída junto com os Sega Saturns.
O jogo, que vinha com um pacote com sementes de plantas e um manual em Braille,
conta a história de dois estudantes que, apaixonados, resolvem fugir, mas no
dia marcado, a garota não aparece e logo depois ela é transferida de escola.
Anos depois, eles continuam separados mas se encontram juntos novamente quando
uma série de assassinatos no metrô está ligada aos dois.
Real Sound ia ter duas sequências, a primeira, chamada Kiri no Orgel
estava sendo desenvolvida como um jogo de terror, mas devido a problemas com a
tecnologia de compressão de som na época, o jogo nunca foi lançado. O terceiro
jogo da série se chamaria Spy Lunch e seria um jogo mais voltado pra
comédia, mas já que o segundo jogo não foi lançado este ficou só na ideia. Real
Sound, apesar de não ter absolutamente nenhuma imagem além do menu
principal, foi relançado no Dreamcast com a adição de imagens estáticas de
paisagens variadas.
Sega Rally 2 (Dreamcast, 1998)
Kenji Eno foi um dos compositores da trilha sonora desta sequência do clássico
jogo de rally da Sega.
D2 (Dreamcast, 1999)
D2 era pra ser um jogo onde Laura, a heroína do primeiro jogo, estaria
grávida, e seu filho seria retirado de seu útero, mágicamente envelhecido e
mandado de volta no tempo, aprisionado em um castelo europeu, de onde ele
deveria escapar. O jogo estava na metade de seu desenvolvimento, mas quando a Panasonic
anunciou que M2, um chip de processamento para o 3DO, não seria lançado, Eno
ficou sem um console para lançar o seu jogo. Quando o deram ofertas de lançar
para outro console, Eno decidiu cancelar o que ele havia feito do D2 e
recomeçar do zero, criando uma história nova para o jogo, que foi o primeiro
jogo anunciado para o que na época era um novo console: o Dreamcast.
Em D2 o jogador controla Laura Parton, que tenta sobreviver na natureza
canadense depois que o avião em que estava ser tomado por terroristas e ser
derrubado por um meteoro. Diferente do primeiro jogo, este é em terceira pessoa
nos ambientes externos, mudando para primeira pessoa nos ambientes internos.
Assim como num RPG, o jogador pode encontrar monstros aleatóriamente e ganhar
EXP, além de também possuir um sistema de caça similar ao de Metal Gear
Solid 3, onde pode-se caçar animais para que Laura se alimente e recupere
vida.
Superwarp e fyto
Meses depois da WARP acabar, Eno formou a Superwarp, que,
diferente da WARP, trabalhava em DVDs, serviços de nternet e música
online. Nela, Eno trabalhou em vários projetos incluindo a criação de uma
interface de compras para máquinas de Coca-Cola, trabalhos com a NTT DoCoMo,
que é uma empresa de telefonia japonesa, designs para um hotel etc. A Superwarp
foi desfeita em 2005, com Eno dizendo que esta empresa era a última tentativa
de se distanciar do passado na WARP, mas quatro anos antes, em 2001, ele
formou a From Yellow To Orange, ou fyto, sua terceira empresa de
jogos. Na fyto, ele fez um jogo chamado Kimi to Boku to Rittai (きみとぼくと立体), ou You, Me and the Cubes em inglês. Além
dele, Eno se juntou a Kenichi Nishi em 2008 para ajudar a desenvolver e fazer a
trilha sonora de um jogo da Fieldsystem, Inc. para o iPhone e iPod Touch
chamado Newtonica, e também fez a trilha sonora de outro jogo de iPhone
do Studio-Kura, One-Dot Enemies.
You, Me and the Cubes (Wii, 2009)
Jogo de puzzle e estratégia lançado na Wiiware onde o jogador deve manter o
balanço de cubos flutuantes colocando dois Fallos, pequenos humanoides, de cada
vez neles.
newtonica (iPhone/iPod Touch, 2008)
Jogo de puzzle onde você deve girar uma esfera de duas cores para que os
meteoros de cada cor caiam em sua cor respectiva na esfera. Teve duas
sequências, newtonica 2 e newtonica 2 resort.
One-Dot Enemies (iPhone, 2009)
Kenji Eno foi o designer deste jogo onde você deve matar vários bichinhos que
são cada um do tamanho de um pixel da tela do celular.
Último Projeto
Em fevereiro de 2013, Kenji Eno faleceu aos 42 anos
depois de sofrer um ataque cardíaco devido à sua hipertensão, porém, durante os
últimos anos de sua vida, ainda tinha mais um projeto que queria fazer, chamado
Kakexun. Kakexun nunca chegou a ser feito com Eno em vida, mas ele
deixou os documentos do jogo com seus colegas de trabalho, que prometeram fazer
seu ultimo projeto ser uma realidade. O jogo teve duas campanhas feitas no
Indiegogo, uma para começar a fazer uma versão alpha e outra para uma versão
beta. Os desenvolvedores esperam assim fazer uma homenagem à sua memória
compartilhando este último projeto de Eno, que não tinha medo de ultrapassar
barreiras para mostrar ao mundo sua visão única e de abalar as estruturas do
que se achava comum no mercado de games.
A coisa mais importante é criar um jogo bom e entregá-lo aos consumidores. Se você não consegue fazer essas duas coisas, então não tem porquê fazer jogos.
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